Close Menu

Busque por Palavra Chave

Na Essência | A Copa de Futebol é reflexo do quê?

Por: Júnior Chisté
15/06/2018 14:39

Você que já passou e viveu no mínimo umas quatro copas do mundo de futebol, lembra-se de ter vivido algo tão desanimador quanto essa que está para começar justamente hoje, quinta-feira? Sim, ela começa ontem, com Rússia diante da Arábia Saudita. Um jogo tão fantástico quanto a expectativa dos brasileiros quanto este torneio de futebol.

Ontem à tarde chegando à Chapecó, em uma das rótulas, vendedores ambulantes tentando vender bandeiras e camisetas da seleção brasileira. Confesso que quase parei para ao menos adquirir algum produto, pois apostei que dificilmente estavam vendendo algo.

Mas a grande indagação que cabe com que cada um de nós brasileiros, especialmente aqueles que acompanham o futebol é: porque o desalento para com a Copa do Mundo da Rússia? E também claro com nossa seleção brasileira? Perdeu-se completamente o encanto. Ou vai me dizer que você morre de amores por Neymar como torcia por Zico, Ronaldo, Ronaldinho, Romário, Falcão, e tantos outros que nos orgulhavam dentro e fora das quatro linhas. Não há um único jogador hoje que realmente nos faça suspirar, que realmente "coma grama" por nossa camisa.

E me perdoa minha sinceridade, não sei se isso é um defeito meu ou uma grande virtude, mas não costumo esconder nada. Estou demasiadamente pessimista com relação ao nosso selecionado. Pra mim o Brasil não fica nem entre as quatro seleções, ou seja, nem nas semifinais. Não que eu vá torcer contra. Não que eu não vá acompanhar os jogos e torcer absurdamente pelo nosso selecionado. Claro que sim. Mas tem algo me dizendo que França, Alemanha ou Inglaterra levam este torneio.

Tomara que meu pessimismo seja somente algo intuitivo e mentiroso e que vocês possam me escrever dentro de poucas semanas e que juntos estejamos comemorando mais um título mundial.

Agora eu não sei o porque de tamanha falta de entusiasmo pela copa e pela seleção brasileira.

Acredito que isso parte lá de Brasília. O brasileiro se cansou de acreditar no Brasil e isso causou reflexo também e até no futebol.

Não é por nada que a entidade maior do futebol brasileiro a CBF também virou um lamaçal de corrupção.

Está explicado, ou será que não?


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro